Voce faz diferenca entre Israel e a Igreja?

Sim, e as Escrituras proféticas jamais poderão ser entendidas corretamente a menos que se tenha em mente a diferença entre Israel, que é o reino do Messias, e a Igreja, que é o corpo de Cristo. Israel é o assunto geralmente tratado no Antigo Testamento, o qual revela historicamente (o passado) e profeticamente (o futuro) o governo de Deus na terra, onde Israel ocupa o centro. Por outro lado, a Igreja, que começou sua história no dia de Pentecostes e é composta de crentes tirados dentre judeus e gentios, moldados em um só corpo e unidos a Cristo como Homem em glória, é mencionada somente no Novo Testamento. A Igreja em momento algum é o assunto da profecia, mas sim da revelação.


Além disso, Israel está destinado a ser cabeça das nações e a ocupar os lugares mais elevados na terra, junto à divina presença e glória. A Igreja, por sua vez, será sempre celestial em seu caráter, bênção e posição. Os conselhos temporais de Deus dizem respeito a Israel, enquanto os Seus conselhos eternos são concernentes à Igreja. Israel foi estabelecido geograficamente no centro do mundo, em relação à humanidade (Ez 5:5; Dt 32:8-9), e foi abençoado e para ser de bênção para a terra (Sl 102:13-16; Is 27:6; Zc 2:11). Mas a Igreja está assentada nos lugares celestiais em Cristo Jesus (Ef 2:6), sendo o objeto da admiração eterna das potestades espirituais nas alturas (Ef 3:10). Leia cuidadosamente as epístolas de Paulo aos Coríntios, Efésios e Colossenses, nas quais são reveladas a verdadeira natureza, constituição, caráter e destino da Igreja.

Ezequiel 5:5 Assim diz o Senhor DEUS: Esta é Jerusalém; coloquei-a no meio das nações e das terras que estão ao redor dela.
Deuteronômio 32:8-9 Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel. Porque a porção do SENHOR é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.
Salmo 102:13-16 Tu te levantarás e terás piedade de Sião; pois o tempo de te compadeceres dela, o tempo determinado, já chegou. Porque os teus servos têm prazer nas suas pedras, e se compadecem do seu pó. Então os gentios temerão o nome do SENHOR, e todos os reis da terra a tua glória. Quando o SENHOR edificar a Sião, aparecerá na sua glória.
Isaías 27:6 Dias virão em que Jacó lançará raízes, e florescerá e brotará Israel, e encherão de fruto a face do mundo.
Zacarias 2:11 E naquele dia muitas nações se ajuntarão ao SENHOR, e serão o meu povo, e habitarei no meio de ti e saberás que o SENHOR dos Exércitos me enviou a ti.
Efésios 2:6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Efésios 3:10 Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,

Traduzido de "Future Events and Coming Glories" publicado por Bible Truth Publishers. Traduzido por Mario Persona.

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens mais visitadas