Veja essa reunião de poderosos, dos exércitos de cavaleiros europeus da cristandade. Acaso eles estão congregados para dar as boas vindas ao "Príncipe dos reis da terra" (Ap 1:5)? Não! "E vi a besta [o Império Romano revivido], e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra Àquele que estava assentado sobre o cavalo [o cavaleiro vitorioso que traz a coroa], e ao seu exército [os santos celestiais]" (Ap 19:19). Qual é o resultado dessa guerra? Um anjo está de pé no sol e convoca as aves do céu para o banquete do grande Deus.
Oh! E pensar que os cristãos, com suas bíblias nas mãos e o capítulo 19 de Apocalipse bem diante de seus olhos, ainda sonham com um período de conversão universal pela pregação da graça. Não, não! Uma palavra apenas, uma breve e enfática declaração dissipa essa ilusão há tanto acalentada: "Quando os teus juízos ferirem a terra, os habitantes do mundo aprenderão a justiça" (Is 26:9 - Tradução Brasileira).
O que vemos precedendo a vinda do Senhor não é um mundo convertido, mas uma Igreja adormecida. O clamor da meia noite não vem para motivar a evangelização do mundo, mas para despertar a Igreja (Mt 25:6-7). Acaso as virgens loucas, que representam os meros professos, sem vida e sem o Espírito Santo, são convertidas? Não! Quando o noivo vem, os verdadeiros cristãos entram com ele para as bodas, enquanto as virgens néscias são deixadas de fora. A grande obra que precede o segundo advento é o despertar da Igreja, não a conversão do mundo.
Assim, ao invés do reino ou do milênio vir antes da vinda do Senhor Jesus Cristo -- em lugar do mundo ou seus povos se converterem -- as tropas se disporão em ordem de batalha contra Ele. Genericamente falando, metade do mundo estará reunido contra Jerusalém (Zc 14:1-4); e a outra metade contra o próprio Cordeiro (Ap 19:16-21). "Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" (Lc 18:8), disse Jesus, dando a entender que quase não haveria fé no mundo por ocasião da Sua vinda.
Portanto é juízo, da mais horrível espécie, que cairá sobre os gentios, especialmente sobre estas privilegiadas terras que foram cristianizadas, em razão do abuso que cometeram contra a graça e seus privilégios. Após os severos juízos que cairão por ocasião da segunda vinda do Senhor Jesus Cristo, somente então terá início a bendita era há muito prevista pelos profetas, apóstolos e pelo próprio Senhor. Então ocorrerá a conversão dos gentios que tiverem sido poupados pelo Senhor e sua utilização como arautos da Sua glória para os pagãos de terras distantes (Is 66:19); sua bendita missão de reunir o remanescente de Israel então espalhado entre as nações levando-os como uma oferta a Jeová em Jerusalém (Is 66:20), e a graça que selecionará deste remanescente alguns para sacerdotes e levitas (Is 66:21). Estas e outras bênçãos do reino de mil anos sobre a terra demonstram que está reservado um futuro de bênção para os gentios.
Cristo irá reinar como "Rei sobre toda a terra" (Zc 14:9), dispensando as bênçãos de Seu glorioso governo aos gentios das ilhas distantes (Is 51:5), e também às tribos não alcançadas dos grandes desertos da Arábia (Sl 72:9). Nele, portanto, os gentios esperarão (Rm 15:12). "E outra vez diz: Alegrai-vos, gentios, com o seu povo" (Rm 15:10-11). Israel ocupará então o lugar de preeminência nos dias vindouros da glória terrenal (Dt 28:12-13), com os gentios em um lugar subordinado de bênção (veja Is 60; Sl 100; Ml 1:11, etc.). Jeová irá derramar o Seu Espírito sobre toda a carne (Jl 2:28), e a grande massa de povo então em vida conhecerá o Senhor, depois que os juízos tiverem corrido seu curso e a impiedade na terra tiver sido punida.
Primeiro Cristo precisará vir e quebrar a vontade das nações com vara de ferro, e então chamar os dispersos e convertidos de entre eles para desfrutarem totalmente de Seu reino glorioso. Parece ser este o claro significado destas e de inúmeras outras declarações inequívocas da bendita Palavra de Deus no que concerne o futuro dos gentios.
Atos 15:14 Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.
Sofonias 3:8 Portanto esperai-me, diz o SENHOR, no dia em que eu me levantar para o despojo; porque o meu decreto é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles derramar a minha indignação, e todo o ardor da minha ira; porque toda esta terra será consumida pelo fogo do meu zelo.
Isaías 26:9 Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça.
Mateus 25:6-7 Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
Zacarias 14:1-4 Eis que vem o dia do SENHOR, em que teus despojos se repartirão no meio de ti. Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será extirpado da cidade. E o SENHOR sairá, e pelejará contra estas nações, como pelejou, sim, no dia da batalha. E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.
Apocalipse 19:16-21 E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus; Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes. E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército. E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.
Lucas 18:8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?
Isaías 66:19 E porei entre eles um sinal, e os que deles escaparem enviarei às nações, a Társis, Pul, e Lude, flecheiros, a Tubal e Javã, até às ilhas de mais longe, que não ouviram a minha fama, nem viram a minha glória; e anunciarão a minha glória entre os gentios.
Isaías 66:20 E trarão a todos os vossos irmãos, dentre todas as nações, por oferta ao SENHOR, sobre cavalos, e em carros, e em liteiras, e sobre mulas, e sobre dromedários, trarão ao meu santo monte, a Jerusalém, diz o SENHOR; como quando os filhos de Israel trazem as suas ofertas em vasos limpos à casa do SENHOR.
Isaías 66:21 E também deles tomarei a alguns para sacerdotes e para levitas, diz o SENHOR.
Isaías 51:5 Perto está a minha justiça, vem saindo a minha salvação, e os meus braços julgarão os povos; as ilhas me aguardarão, e no meu braço esperarão.
Salmo 72:9 Aqueles que habitam no deserto se inclinarão ante ele, e os seus inimigos lamberão o pó.
Romanos 15:12 Outra vez diz Isaías: Uma raiz em Jessé haverá, E naquele que se levantar para reger os gentios, Os gentios esperarão.
Romanos 15:10-11 E outra vez diz: Alegrai-vos, gentios, com o seu povo. E outra vez: Louvai ao Senhor, todos os gentios, E celebrai-o todos os povos.
Deuteronômio 28:12 O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.
Deuteronômio 28:13 E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.
Isaías 60:1-3 Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti; Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o SENHOR virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu.
Salmo 100:1-5 Salmo de louvor: Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.
Malaquias 1:11 Mas desde o nascente do sol até ao poente é grande entre os gentios o meu nome; e em todo o lugar se oferecerá ao meu nome incenso, e uma oferta pura; porque o meu nome é grande entre os gentios, diz o SENHOR dos Exércitos.
Joel 2:28 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
Traduzido de "Future Events and Coming Glories" publicado por Bible Truth Publishers. Traduzido por Mario Persona.