Qual o significado das palavras: "Aos que em Jesus dormem, Deus os tornara a trazer com Ele"? 1 Ts 4:14

Quando o apóstolo Paulo escreveu a primeira das Epístolas Paulinas, fazia pouco tempo que os tessalonicenses haviam se convertido. Eles estavam vivendo na expectativa imediata da volta do Filho de Deus do céu, mas enquanto esperavam e vigiavam, alguns tinham morrido. O inimigo tentou inquietar a mente daqueles santos novos, que eram afetuosos mas ainda não muito firmes, sugerindo que os irmãos que morreram perderiam algo da glória do reino vindouro. O apóstolo escreve que não é assim, "porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com Ele". Passando pelos versículos 15 a 18, que são um parêntese, ele acrescenta: "Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva". Quando Deus voltar a trazer Cristo ao mundo, Ele irá trazer seus irmãos mortos com Ele. Os versículos que formam o parêntese revelam aquilo que acontecerá previamente. Os mortos serão ressuscitados e os vivos transformados, para juntos encontrarem o Senhor "nos ares". Depois que tiver ocorrido esse encontro "nos ares", Deus trará Jesus e os santos à terra.


1 Tessalonicenses 4:14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
1 Tessalonicenses 4:15-18 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
1 Tessalonicenses 5:1 Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva;

Traduzido de "Future Events and Coming Glories" publicado por Bible Truth Publishers. Traduzido por Mario Persona.

Postagens mais visitadas