As expressoes "Dia de Deus", "Dia do Senhor" e "Dia de Cristo" significam a mesma coisa?

O "dia de Deus" (2 Pd 3:12) refere-se a Deus como sendo a origem e fonte daquele futuro solene que está diante dos cristãos, dos homens e do mundo.


O "dia do Senhor" (2 Pd 3:10) é uma expressão comum nos escritos dos profetas; é também usado com frequência nas páginas do Novo Testamento. Significa o período de mil anos -- considerado como "um dia" (2 Pd 3:6-10) -- quando o juízo será executado sobre o ímpio que está na terra e o mundo governado em justiça.

O "dia de Cristo" (Fp 1:10) implica que Cristo, como homem, terá o Seu dia. Será um dia de tremenda bênção quando, depois de esgotados os juízos introdutórios ao seu reinado beneficente sobre a terra, Ele reinará no caráter pacífico e glorioso de Salomão. Os Seus santos, ressuscitados e transformados, compartilharão da Sua glória, e estarão associados a Ele como co-herdeiros de toda a criação; esse será o "dia de Cristo".
2 Pedro 3:12 Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
2 Pedro 3:10 Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.
2 Pedro 3:6-10 Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio, Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.
Filipenses 1:10 Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Traduzido de "Future Events and Coming Glories" publicado por Bible Truth Publishers. Traduzido por Mario Persona.

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens mais visitadas