A cristandade continuara a desfrutar da bondade e misericordia de Deus?

Não. A esfera da profissão cristã, ou cristandade, é alertada pelo exemplo e ruína de Israel, e ameaçada de ser igualmente cortada como foi Israel, se não andar na benignidade divina (Rm 11). O reino dos céus (a cristandade composta pelos batizados) é comparada a um campo onde há trigo e joio (uma mistura do bom com o ruim) e a uma mulher que introduz fermento (sempre uma figura do mal) na massa pura "até que tudo esteja levedado". Também é comparada a uma rede cheia de peixes -- bons e ruins (Mt 13). As sete parábolas daquele capítulo mostram também que o mal irá existir e crescer até que o próprio Senhor trate com ele. A cristandade não continuou na benignidade e misericórdia de Deus (veja também 1 Tm 4; 2 Tm 3; Judas, Ap 2-3).


Romanos 11:18-22 Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.
Mateus 13:47-49 Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes. E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora. Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos,
1 Timóteo 4:1 Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
2 Timóteo 3:1,13 Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
Apocalipse 2:4-5 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Apocalipse 3:17-19 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.

Traduzido de "Future Events and Coming Glories" publicado por Bible Truth Publishers. Traduzido por Mario Persona.

Postagens mais visitadas