Qual e' o futuro do mundo gentio?

Os gentios, ou nações, não serão convertidos pelo bem intencionado esforço missionário de cristãos e organizações. Esse não é o objetivo do Senhor neste momento, o qual procura "tomar" de entre os gentios um povo para o Seu nome (At 15:14). Só então o Senhor diz que irá "ajuntar as nações e congregar os reinos para sobre eles derramar a minha indignação, e todo o ardor da minha ira; porque toda esta terra será consumida pelo fogo do meu zelo" (Sf 3:8). A igreja está sendo reunida em graça agora; as nações serão reunidas em juízo depois.
Veja essa reunião de poderosos, dos exércitos de cavaleiros europeus da cristandade. Acaso eles estão congregados para dar as boas vindas ao "Príncipe dos reis da terra" (Ap 1:5)? Não! "E vi a besta [o Império Romano revivido], e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra Àquele que estava assentado sobre o cavalo [o cavaleiro vitorioso que traz a coroa], e ao seu exército [os santos celestiais]" (Ap 19:19). Qual é o resultado dessa guerra? Um anjo está de pé no sol e convoca as aves do céu para o banquete do grande Deus.

Oh! E pensar que os cristãos, com suas bíblias nas mãos e o capítulo 19 de Apocalipse bem diante de seus olhos, ainda sonham com um período de conversão universal pela pregação da graça. Não, não! Uma palavra apenas, uma breve e enfática declaração dissipa essa ilusão há tanto acalentada: "Quando os teus juízos ferirem a terra, os habitantes do mundo aprenderão a justiça" (Is 26:9 - Tradução Brasileira).

O que vemos precedendo a vinda do Senhor não é um mundo convertido, mas uma Igreja adormecida. O clamor da meia noite não vem para motivar a evangelização do mundo, mas para despertar a Igreja (Mt 25:6-7). Acaso as virgens loucas, que representam os meros professos, sem vida e sem o Espírito Santo, são convertidas? Não! Quando o noivo vem, os verdadeiros cristãos entram com ele para as bodas, enquanto as virgens néscias são deixadas de fora. A grande obra que precede o segundo advento é o despertar da Igreja, não a conversão do mundo.

Assim, ao invés do reino ou do milênio vir antes da vinda do Senhor Jesus Cristo -- em lugar do mundo ou seus povos se converterem -- as tropas se disporão em ordem de batalha contra Ele. Genericamente falando, metade do mundo estará reunido contra Jerusalém (Zc 14:1-4); e a outra metade contra o próprio Cordeiro (Ap 19:16-21). "Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" (Lc 18:8), disse Jesus, dando a entender que quase não haveria fé no mundo por ocasião da Sua vinda.

Portanto é juízo, da mais horrível espécie, que cairá sobre os gentios, especialmente sobre estas privilegiadas terras que foram cristianizadas, em razão do abuso que cometeram contra a graça e seus privilégios. Após os severos juízos que cairão por ocasião da segunda vinda do Senhor Jesus Cristo, somente então terá início a bendita era há muito prevista pelos profetas, apóstolos e pelo próprio Senhor. Então ocorrerá a conversão dos gentios que tiverem sido poupados pelo Senhor e sua utilização como arautos da Sua glória para os pagãos de terras distantes (Is 66:19); sua bendita missão de reunir o remanescente de Israel então espalhado entre as nações levando-os como uma oferta a Jeová em Jerusalém (Is 66:20), e a graça que selecionará deste remanescente alguns para sacerdotes e levitas (Is 66:21). Estas e outras bênçãos do reino de mil anos sobre a terra demonstram que está reservado um futuro de bênção para os gentios.

Cristo irá reinar como "Rei sobre toda a terra" (Zc 14:9), dispensando as bênçãos de Seu glorioso governo aos gentios das ilhas distantes (Is 51:5), e também às tribos não alcançadas dos grandes desertos da Arábia (Sl 72:9). Nele, portanto, os gentios esperarão (Rm 15:12). "E outra vez diz: Alegrai-vos, gentios, com o seu povo" (Rm 15:10-11). Israel ocupará então o lugar de preeminência nos dias vindouros da glória terrenal (Dt 28:12-13), com os gentios em um lugar subordinado de bênção (veja Is 60; Sl 100; Ml 1:11, etc.). Jeová irá derramar o Seu Espírito sobre toda a carne (Jl 2:28), e a grande massa de povo então em vida conhecerá o Senhor, depois que os juízos tiverem corrido seu curso e a impiedade na terra tiver sido punida.

Primeiro Cristo precisará vir e quebrar a vontade das nações com vara de ferro, e então chamar os dispersos e convertidos de entre eles para desfrutarem totalmente de Seu reino glorioso. Parece ser este o claro significado destas e de inúmeras outras declarações inequívocas da bendita Palavra de Deus no que concerne o futuro dos gentios.

Atos 15:14 Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.
Sofonias 3:8 Portanto esperai-me, diz o SENHOR, no dia em que eu me levantar para o despojo; porque o meu decreto é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles derramar a minha indignação, e todo o ardor da minha ira; porque toda esta terra será consumida pelo fogo do meu zelo.
Isaías 26:9 Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça.
Mateus 25:6-7 Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
Zacarias 14:1-4 Eis que vem o dia do SENHOR, em que teus despojos se repartirão no meio de ti. Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será extirpado da cidade. E o SENHOR sairá, e pelejará contra estas nações, como pelejou, sim, no dia da batalha. E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.
Apocalipse 19:16-21 E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus; Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes. E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército. E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.
Lucas 18:8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?
Isaías 66:19 E porei entre eles um sinal, e os que deles escaparem enviarei às nações, a Társis, Pul, e Lude, flecheiros, a Tubal e Javã, até às ilhas de mais longe, que não ouviram a minha fama, nem viram a minha glória; e anunciarão a minha glória entre os gentios.
Isaías 66:20 E trarão a todos os vossos irmãos, dentre todas as nações, por oferta ao SENHOR, sobre cavalos, e em carros, e em liteiras, e sobre mulas, e sobre dromedários, trarão ao meu santo monte, a Jerusalém, diz o SENHOR; como quando os filhos de Israel trazem as suas ofertas em vasos limpos à casa do SENHOR.
Isaías 66:21 E também deles tomarei a alguns para sacerdotes e para levitas, diz o SENHOR.
Isaías 51:5 Perto está a minha justiça, vem saindo a minha salvação, e os meus braços julgarão os povos; as ilhas me aguardarão, e no meu braço esperarão.
Salmo 72:9 Aqueles que habitam no deserto se inclinarão ante ele, e os seus inimigos lamberão o pó.
Romanos 15:12 Outra vez diz Isaías: Uma raiz em Jessé haverá, E naquele que se levantar para reger os gentios, Os gentios esperarão.
Romanos 15:10-11 E outra vez diz: Alegrai-vos, gentios, com o seu povo. E outra vez: Louvai ao Senhor, todos os gentios, E celebrai-o todos os povos.
Deuteronômio 28:12 O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.
Deuteronômio 28:13 E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.
Isaías 60:1-3 Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti; Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o SENHOR virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu.
Salmo 100:1-5 Salmo de louvor: Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.
Malaquias 1:11 Mas desde o nascente do sol até ao poente é grande entre os gentios o meu nome; e em todo o lugar se oferecerá ao meu nome incenso, e uma oferta pura; porque o meu nome é grande entre os gentios, diz o SENHOR dos Exércitos.
Joel 2:28 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

Traduzido de "Future Events and Coming Glories" publicado por Bible Truth Publishers. Traduzido por Mario Persona.

Postagens mais visitadas